Após quase quatro anos à frente da Regional Centro do Sebrae, chega o momento de seguir nos ciclos da vida, nas oportunidades e desafios que ela traz, mas levando no coração o coração do Rio Grande, onde tive a oportunidade de liderar projetos relevantes para o desenvolvimento regional e setorial, alinhados às vocações deste território.
Estar à frente da Regional Centro significou um exercício de liderança, escuta e construção coletiva. Cada entrega representou o esforço conjunto de parceiros, equipe e empreendedores que acreditaram no potencial de transformação da região.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conexões que geraram protagonismo
Projetos estratégicos reposicionaram a região em âmbito estadual e nacional. Destaco os estandes coletivos de Santa Maria e Cachoeira do Sul na Mercopar, a participação em feiras como a FBV e o Gramado Summit, além da criação do Santa Summit e da realização do ELI Summit, que consolidaram Santa Maria como polo de inovação.
Expansão e presença no território
Foram abertas 21 novas Salas do Empreendedor, ampliando o acesso a serviços em diversas cidades. O programa Cidade Empreendedora foi formalizado em municípios como Santa Maria, Jaguari, Cachoeira do Sul, Vila Nova do Sul, Agudo, Santiago e Cruz Alta, fortalecendo políticas públicas e o desenvolvimento local.
Inovação e identidade
Na dimensão da inovação, tivemos o lançamento da primeira trilha de inovação para negócios tradicionais do Brasil, além do encadeamento tecnológico com a CCGL. Também destaco o projeto de Iconografia de Santa Maria e o de economia criativa, que valorizaram a identidade cultural e empreendedora da cidade.
Desenvolvimento setorial
O turismo recebeu atenção especial, com projetos na Quarta Colônia e no Vale do Jaguari. No agronegócio, o Projeto de Exportação de Mel (JPC) abriu novos mercados. E o reconhecimento do InovaCentro como melhor Ecossistema de Inovação do Brasil deu visibilidade nacional ao trabalho da região.
Ações que aproximaram empreendedores
Realizamos missões empresariais em todo o país, diversas ações de promoção comercial e reposicionamos a rede de atendimento em parceria com entidades setoriais. A presença constante nos 44 municípios da Regional reforçou o compromisso do Sebrae com cada empreendedor, independentemente do porte ou da localização.
Gratidão e reconhecimento
Nada teria sido possível sem a dedicação da equipe da Regional Centro e a confiança de parceiros institucionais, lideranças empresariais e comunitárias. Cada conquista foi fruto do esforço coletivo.
Um ciclo que continua
Agora sigo para novos desafios, com gratidão a Santa Maria e toda a região central. Levo comigo a certeza de que este ciclo deixou marcas positivas e que o futuro reserva ainda mais oportunidades para os empreendedores locais.
Obrigado, Santa Maria! Obrigado, Região Centro!